“Prezado editor,
Com satisfação escrevi este prefácio. Não por ela e muito menos pelo senhor. Não considero um excelente livro este. Não considero também que ela seja uma grande poeta. De qualquer forma, é minha mãe.”
As palavras que abrem o romance de estreia da escritora Liana Ferraz já dão as primeiras notas de uma obra singular construída com ritmo, corpo e voz. O livro é narrado por Maristela, que tinha apenas oito anos quando presenciou a própria mãe, a então desconhecida poeta Olívia Guerra, saltar da varanda do apartamento onde moravam. Com o tempo e o reconhecimento póstumo da obra de Olívia, Maristela é convidada para escrever o prefácio de uma coletânea inédita de poemas da mãe.
O resultado é o livro “Um prefácio para Olívia Guerra”, publicado em 2023 pela editora HarperCollins Brasil.
Nesta manhã de 23 de setembro, o livro acordou como finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2024, na categoria “Melhor romance de estreia do ano de 2023”.
O prêmio é considerado o maior do país para publicações do gênero e a obra concorria com outros 176 títulos nacionais. A lista completa de finalistas pode ser acessada pelo link.
Liana Ferraz nasceu em Bragança Paulista em 1982, é escritora, atriz e se define como artista da palavra e da voz. É autora de cinco livros: além do finalista “Um prefácio para Olívia Guerra” (HarperCollins Brasil, 2023), também publicou recentemente os livros “Sede de me beber inteira” (Editora Planeta, 2022) e “Poemas de amor no divã” (Paidós, 2024). É doutora em Artes da Cena e criadora do grupo de Escrita Matinal.