É inevitável: todos que trabalham ou têm como hobby alguma prática criativa, hora ou outra vão se deparar com o temido bloqueio criativo. Aquele misto de desesperança e desespero, a folha em branco, o cérebro que deu tela azul, etc etc.
Venho do outro lado pra te assegurar que tem saída – e, normalmente, ela chega sozinha, você sabe disso. É o tipo de coisa que a gente precisa ouvir sempre, de novo e depois mais uma vez.
De qualquer forma, pra ajudar no processo, pedi dicas para os nossos seguidores no Threads e trouxe uma lista com 25 ideias do que fazer para sair de um bloqueio criativo. Ou pelo menos tentar.
- Tomar um banho quente, mexer com água
- Pegar uma folha de papel e transcrever tudo que você pensa, sem ordem, lógica ou critério
- Ligar uma música alta e chacoalhar o corpo como se fosse boneco de posto
- Consumir conteúdos que tenham a ver com o que você quer criar. Fazer uma imersão
- Consumir conteúdos que não tenham nada a ver com o que você quer criar.
- Reler trechos dos seus livros preferidos
- Analisar obras e conteúdos que você gosta do ponto de vista de quem criou
- Sair para caminhar
- Meditar
- Antes de dormir, pedir para que as respostas te venham em sonho (parece místico, mas funciona… pelo menos por aqui)
- Conversar com alguém sobre o que você quer criar (e não sobre não conseguir criar o que você quer)
- Fazer exercícios físicos
- Sair na rua com as antenas ligadas, prestando atenção nas coisinhas que quase ninguém vê. Se encontrar um gatinho, chame o gatinho. Ofereça carinho.
- Assistir a filmes antigos
- Mudar de ambiente – literalmente. Do quarto, pra sala, pro quintal.
- Desligar o celular por algumas horas
- Relaxar (@andypontezzini falou: “às vezes a gente espreme demais o cérebro” e achei genial)
- Deixar o que você quer ou precisa criar descansar também. Retome outro dia.
- Deitar ao ar livre e olhar para o céu
- Fazer um check-up nas suas necessidades básicas: você precisa comer? Tomar água? Está com sono? Sua cabeça está integrada com o seu corpo. Cuide do todo.
- Fazer algo diferente na sua rotina. Que tal um piquenique? Uma noite de filmes? Preparar um prato novo? Dia de spa? Jogos? Karaokê? Desafie seu cérebro. Com carinho.
- Pensar em criações paralelas. Sabe os spin-offs? Histórias que têm o centro na história principal, mas não fazem parte? Criar sem a pressão de ser a sua melhor ideia ou de aparecer no seu projeto final pode abrir muitas portas e janelas e tetos solares e portões
- Começar. Não vale chamar de bloqueio criativo se você ainda não tentou criar nada (???)
- Anotar pensamentos aleatórios ao longo do dia, coisas que você falou pra alguém e gostou, anotar seus sonhos. Quase sempre o que a gente quer criar já está do lado de dentro, em algum lugar – a gente só precisa achar.
- E, por último, fazer parte de um grupo que traga inspirações diárias para criar e tenha uma comunidade de pessoas incríveis dispostas a conversar, trocar e criar juntas em um espaço seguro, online, pra curtir de qualquer lugar do mundo. Pisca, pisca. Caso você ainda não conheça o Escrita Matinal, eu acho que esse é um chamado (você ouviu?)…
Bem. Pode ser que você faça tudo isso e continue se sentindo em bloqueio. Nada de receitas prontas por aqui. MAS pode ser que tudo mude e você volte a se sentir cheio de energia criativa e magia e esperança. No mínimo, você vai se divertir bastante. Espero que você tente. E espero te encontrar do outro lado.
Com amor,