Prática de escrita criativa em São Paulo – Escrita Matinal no SESC Vila Mariana

Quem passeia perto do Sesc Vila Mariana às sextas-feiras de manhã, ouve do Espaço de Tecnologia e Artes vozes pensantes, histórias nascentes e grafites registrando tudo em palavras.

Até o dia 28 de junho de 2024, Liana Ferraz conduz práticas de escrita criativa entre as pessoas que – em poucos minutos – esgotaram as vagas disponíveis para os encontros no local. 

Liana Ferraz, nascida em Bragança Paulista em 1982, é escritora, atriz e se define como artista da palavra e da voz. Autora de cinco livros, sendo os mais recentes o de poesias “Sede de me beber inteira” (Editora Planeta, 2022), “Um prefácio para Olívia Guerra”, seu romance de estreia, publicado pela Harper Collins Brasil (2023) e “Poemas de amor no divã” (2024). Doutora em Artes da Cena pela Unicamp e pós-doutora em artes cênicas pela ECA/USP. 

O modelo utilizado é o do Escrita Matinal, grupo de escrita criado e conduzido pela escritora no ambiente online, com turma contínua e inscrições abertas todo fim de mês.

Dê uma espiadinha em como foi o primeiro encontro do Escrita Matinal no Sesc Vila Mariana

Primeiro, apresenta-se um dispositivo, uma inspiração, um contorno para escrever. Depois, o tempo de silêncio é de cada um para escrever livremente. Ao fim do encontro, podem ser compartilhados com o grupo os processos e os caminhos escolhidos.

Enquanto não temos previsão de abrir novas turmas presenciais, você logo tem uma oportunidade de participar do grupo no ambiente online, de qualquer lugar do mundo. As inscrições abrem no dia 24 de junho e a entrada é imediata.

Os encontros online acontecem toda segunda, terça, quinta e sexta das 8h às 8:30h, ou terças e quintas das 19:30h às 20h. 

Difícil falar sobre como tem sido participar do Escrita sem cair no clichê do “transformador”. É que tem tanta coisa transformada nesse quase um ano de dispositivos-cutucões que se transformam em palavras no papel, no computador, na terapia, nos papos com azamiga, sabe? Então, é isso. Topei essa empreitada querendo uma desculpa pra escrever com mais frequência e acabei atravessando um portal para outro universo. Não é só sobre escrita. É sobre se encontrar, encontrar outras pessoas, encontrar outras vidas. E pertencer a elas.

Depoimento de Mariana Redd, participante do grupo online de Escrita Matinal

Nos siga no Instagram para ficar por dentro de todos os avisos e próximas datas de inscrição: @escritamatinal

E saiba mais sobre o grupo no nosso website.