Ler um livro é uma atividade boa de fazer em silêncio. Num dia de chuva, com uma xícara de café ao lado, no nosso tempo e na medida da nossa vontade. Certo?
Se esse é o caso, serviria para que participar de um clube do livro, então?
Aqui vão 5 razões não óbvias para participar de um clube de leitura, mesmo que você goste da experiência de ler sozinho.
1. A leitura que é discutida nem sempre é a leitura que você leu
Se você lê um livro, você lê um livro. Se você participa de um clube de leitura, você lê tantos livros quanto existem pessoas compartilhando suas experiências no grupo do qual você participa.
Cada pessoa só pode ler uma obra a partir da sua própria vida – de suas experiências, memórias, sensações, círculos. Ouvir as impressões de leitura de outras pessoas, muitas vezes, mostra para você outros lados de uma mesma história, de forma que não é incomum sair de um encontro de Clube do Livro sentindo que acabou de ler um livro diferente.
2. Um tempo programado para você
Com a correria do dia a dia e da vida adulta, às vezes a gente precisa colocar data e horário pra fazer alguma coisa por nós mesmos, não é?
Participar de um Clube do Livro não só te ajuda na organização, indicando a leitura que você deve fazer num dado período de tempo, como deixa marcado na agenda o tempo em que você vai desligar de todo o resto e participar do encontro.
3. Ler também é sair da zona de conforto
Você pode passar uma vida lendo apenas livros que te agradem, é claro. A leitura pode ser encarada como um hobby e um hábito de prazer.
No entanto, é na literatura que aparecem infinitos pontos de vista e vivências com as quais você talvez nunca tivesse contato se não fosse através de um livro.
A curadoria de um clube te expõe a novas ideias e vozes, aumentando seu repertório de conversas, criativo e abrindo seus pontos de vista para novas histórias que talvez você não tivesse escolhido sozinho.
4. O clube como prompt para socialização
Se você (como eu) tem dificuldade em iniciar ou manter uma conversa com outras pessoas, um Clube do Livro pode te ajudar ao oferecer um tema pré-estabelecido de conversa e pessoas que se encontram por um mesmo motivo.
Mesmo fora do ambiente do Clube, as perspectivas ouvidas ao longo do encontro podem desencadear outras conversas e descobertas, seja na troca com amigos ou no ambiente de trabalho.
5. Amizades inesperadas
Aqui no Clube do Livro do Escrita Matinal, temos pessoas de 20 e poucos a 70 e poucos anos participando, pessoas que desenvolveram relações muito bonitas de carinho e troca.
Colocar-se em um ambiente artístico e temático tão aberto quanto é a literatura te coloca perto de pessoas que, com uma fala, mudam toda a sua história.
No Escrita Matinal, o Clube do Livro acontece uma vez por mês, online, com mediação da atriz e produtora Carol Vidotti.
Todos os membros do grupo têm acesso a práticas guiadas de escrita e ao Clube do Livro, mas o ingresso também pode ser adquirido de forma avulsa.
Sempre que possível, trazemos ainda as autoras dos livros discutidos para conversar sobre processos criativos. O nosso próximo encontro acontece no dia 29 de novembro para conversar sobre “A mulher de dois esqueletos”, de Julia Dantas, com presença da autora.


