Imagem: © Isabela Caldas
Teatro e literatura são duas formas de arte que se entrelaçam, influenciam e complementam. O teatro é uma forma de arte que utiliza a linguagem verbal e não verbal para contar histórias. A literatura é uma fonte de inspiração para o teatro. Muitas peças teatrais são adaptações de obras literárias. Autores encontram nas páginas dos livros personagens cativantes, enredos envolventes e diálogos ricos, que ganham vida nos palcos.
Não é só na adaptação teatral de escritas literárias consagradas que reside a relação entre teatro e literatura. Quando pensamos na formação de escritores, devemos levar em conta que o teatro estimula a criatividade e a compreensão das nuances humanas e que os escritores podem aprender com a síntese de palavras e a intensidade emocional da atuação cênica.
A relação intrínseca entre teatro e literatura é uma fonte inesgotável de inspiração, criatividade e reflexão. Ambas as artes se alimentam mutuamente, enriquecendo nossa cultura e nossa imaginação.
Em entrevista para Publishnews, Liana Ferraz comenta sobre como o curso em Artes Cênicas (sua formação acadêmica principal) influencia diretamente na sua produção literária fornecendo não só inspiração, mas procedimentos para práticas de escrita criativa.
A prática de escrita oferecida pelo escrita matinal se utiliza muitas outras formas de arte como a fotografia, as artes plásticas e a música para criar os seus “dispositivos criativos” ou gatilhos para destravar e deixar fluir a criatividade de cada participante.